Oferta, Demanda e Dinâmica Econômica

Entender o mecanismo de funcionamento do Mercado Imobiliário é essencial para o desenvolvimento de bons negócios nesse setor e para nós, enquanto empresa de Inteligência de Mercado, há uma base fundamental.

A dinâmica econômica pode ser considerada como o “combustível do foguete”; o combustível primário que faz funcionar toda engrenagem de desenvolvimento imobiliário.

De forma macro, ela é combustível primário para todos os setores e no imobiliário não seria diferente. Contudo, nesse setor existem algumas peculiaridades que devemos ficar atentos para saber o momento ideal de implementar novos negócios permitindo vantagem diante de novas oportunidades.

No primeiro momento temos uma tarefa árdua de monitoramento, visto que será preciso entender as diferentes fases do ciclo econômico (recuperação, expansão, retração e recessão) e seus desdobramentos, bem como compreender a dinâmica econômica local para saber se a economia é pujante ao ponto de obter uma maior blindagem durante as piores fases do ciclo de mercado.

Lembre-se: Cada cidade responde de uma forma diferente aos desdobramentos econômicos.

Nosso CEO costuma dizer que quanto mais diversificada for a economia local, mais blindada ela estará nos momentos ruins do ciclo macro e mais potencializada diante dos ciclos bons.   

É fato que, buscar empreender em regiões com uma matriz econômica diversificada (comércio, serviços, agronegócio, indústria etc.) possibilita uma maior blindagem de negócios, visto a grande riqueza circulante diversificada, fomentando novos negócios, além de gerar tração para migração de pessoas economicamente ativas para cidade em busca de empreender, trabalhar ou estudar.

 Neste momento a cidade acelera seu processo de expansão (novos ciclos de demanda) exercendo uma força centrípeta, atraindo uma maior dinâmica econômica para cidade, potencializando o aumento do consumo em função do empoderamento das famílias e novos arranjos familiares.

Se levarmos em consideração que cada vez menos as pessoas estão tendo filhos e cada vez mais as pessoas estão vivendo, cada vez mais os municípios são dependentes de uma economia pujante para que ela própria possa gerar sua demanda adicional.

Esse movimento abre um leque de análises e nos auxilia na busca por dados que geram informação e que nos faz entender o funcionamento de todo o ciclo de negócios.  

Tendo em vista tudo o que falamos acima, fazemos a integração desses 3 grandes pilares:

A DINÂMICA ECONÔMICA que é responsável pela geração de novos ciclos de DEMANDA, que potencializa o crescimento populacional e aumenta o consumo de bens duráveis, impulsionando novos ciclos de OFERTAS.

Essa base nos fez criar musculatura enquanto empresa de Inteligência de Mercado aplicada ao Segmento Imobiliário e experiência no desenvolvimento de projetos com excelentes resultados em todo o país.

Você costuma fazer essa análise integrada nos seus projetos?

Lembre de algo fundamental: Em todo momento é preciso entender para empreender.

×